domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ex-cocólatra...


"Olá, meu nome é Almiro Marcos e sou viciado em Coca-Cola..." O comentário, tomando como base aqueles encontros de alcoólatras que se assumem como tais, arrancou risadas do povo que estava ao redor.

Lembro-me de uma conversa que tive há vários anos com uma saudosa amiga da minha mãe, que se chamava Alda. Educada e meiga, ela estava almoçando em casa quando minha mãe comentou que eu deveria diminuir o tanto de Coca que eu bebia. Daí ela respondeu: "Deixa o menino (eu ainda era tratado como menino), ele não fuma, ele não bebe, ele não usa drogas, então deixa ele pelo menos ter o vício da Coca".

E assim segui usando esse ensinamento durante vários anos adiante. Sempre que alguém falava que eu bebia muita Coca, eu repetia o que a Aldinha tinha dito.

E assim eu bebia Coca no café da manhã, no intervalo entre o almoço, na hora do almoço, no lanche da tarde... E era sagrada a Coca das 16 horas lá na redação. A minha colega Deire até já tava acostumada com o tssss da latinha abrindo. Daí dizia: "A Coca das 4 horas do Mirão". Para completar, bebia na hora do jantar, antes de dormir e onde quer que eu estivesse. Acho que era um vício como o do fumante. Aquele ritual me dava prazer.

Mas daí o tempo foi passando e o meu peso só aumentando, só aumentando, em parte graças a uma disfunção na tireóide, mas também reforçado pela Coca. Daí vinham as histórias de que o refrigerante mágico tinha uma concentração muito grande de açúcar, que era prejudicial à saúde e coisa e tal.

Quando entrou 2010 algumas coisas mudaram na minha vida e, de repente, me vi olhando para a latinha vermelha da Coca... Me pus a pensar se de fato aquele líquido sedutor era tão perigoso assim. "Será que ele está me ajudando a engordar", perguntei e mim mesmo. E simplesmente decidi dar um tempo na Coca.

E lá no início de janeiro parei com a danada.

Posso contar nos dedos das vezes que voltei a beber a vermelhinha. Ela foi substituída pela versão Zero ou mesmo por sucos variados.

Não sei se por essa mudança de atitude ou alguma maluquice da tireóide, mas o fato é que eu simplesmente emagreci 10 quilos.

E hoje a Coca não me faz tanta falta como fazia antes. Hoje posso comemorar e dizer que estou praticamente curado. Eu já poderia me definir como um quase ex-cocólatra... Se bem que a sedução do rótulo vermelho com o líquido borbulhante cor de caramelo escuro continua a me chamar toda vez que passo diante de uma prateleira de supermercado ou loja de conveniências...

Do futuro, não sei, mas por enquanto continuo resistindo bravamente.

2 comentários:

  1. É o que eu digo sempre: alface devia ter sabor de coca-cola. E coca-cola zero devia ter sabor da coca-cola de garrafa média que a gente compra naquela vendinha de bairro, guardada naqueles freezeres velhos... De qualquer modo, boa sorte com os novos propósitos. Eu também sigo tomando coca-cola zero e sucos variados desejando a "vermelhinha". Abs!

    ResponderExcluir
  2. É até engraçado com algo tão estranho e cercado de publicidade pode causar um vício enoooooorme.
    Eu deixei de tomar coca há 5 anos. Mas eu não era tão viciada como você, apenas tomava depois da aula. Mas um dia eu parei e refleti sobre a minha saúde, desde então nunca mais tomei-a. E assim segue com outros "alimentos" tbm.
    Vou te mandar um texto sobre a coca depois.
    Boa recuperação... rs

    ResponderExcluir